CRIVA - Dados Biográficos

As primeiras instalações do CRIVA funcionaram desde 1974/75 nos espaços vazados dos prédios do IRUH, no Largo das Dálias, do bloco 51 a 54, sendo esses mesmos espaços fechados com tábuas de caixotes usados no transporte de haveres de pessoas vindas de áfrica.
Em 26 de Janeiro de 1987 a associação foi registada como IPSS, considerando-se legalizada desde 02 de Julho de 1986.

Historial CRIVA


Centro de Idosos e Reformados Vale da Amoreira ( )

As primeiras instalações do Criva funcionaram desde 1974/75 nos espaços vazados dos prédios do IRUH, no Largo das Dálias do bloco 51 a 54, sendo esses mesmos espaços fechados com tábuas de caixotes usados no transporte de haveres de pessoas vindas de áfrica. Em 26 de Janeiro de 1987 a associação foi registada como IPSS, considerando-se legalizada desde 02 de Julho de 1986.
O CRIVA promove desde sempre o apoio alimentar a pessoas carenciadas através do Banco Alimentar e do Progama Comunitário de Ajuda alimentar a Carenciados desde que existe. A Janeiro de 2013, o CRIVA foi integrado na Rede Social do Concelho do Barreiro, sendo que integra desde o início a Rede Social do Concelho da Moita.
Atualmente em 2016 o CRIVA faz parte do Movimento Unitário Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal (UDIPSS) e integra o núcleo executivo no Barreiro e coordena o Grupo Concelhio do Barreiro para as questões dos Idosos. Pertece à Rede para a Empregabilidade Barreiro | Moita (REBM) e a Rede de Apoio ao Desenvolvimento Local (RADL), participando desde logo como entidade parceira na sua origem e constituição.

Centro de Convívio

O Centro de Convívio tendo os seus estatutos sido publicados no D.R. nº. 116, III Série, de 17 de Abril de 1985 e mais tarde alterados (D.R. 138, III série de 17 de Julho de 1988), dando presentemente apoio a 60 utentes.

Novas Instalações

As novas instalações, construídas pelo IRUH e entregues a esta Instituição em regime de comodato, foram inauguradas a 18 de Março de 1989.

Centro Dia

Em 19 de Dezembro de 1998 foi criada a valência de Centro de Dia, dando presentemente assistência a 40 utentes.

Projeto "Viver o Vale da Amoreira"

Entre o ano 2000 e 2004 desenvolveu-se um projeto de combate à exclusão social, designado “Viver o Vale da Amoreira”, em estreito trabalho com a comunidade e os parceiros sociais. Este projeto impulsionou o desenvolvimento de novas respostas sociais na freguesia, no Concelho da Moita e Barreiro.

Centro de Atividades Tempos Livres ( )

Em 2005 estabeleceram-se acordos para Catl, atualmente com mais de 65 crianças e jovens em CATL.
O CATL funciona desde março de 2012 nas novas instalações cedidas pela Câmara da Moita. Em parceria com a Câmara Municipal da Moita, o CRIVA, construiu em 2015 instalações de raiz para atividades de apoio comunitário e social a crianças, Jovens e familias desfavorecidas do Vale da Amoreira, nomeadamente para permitir que as crianças da comunidade, não integradas em respostas sociais, possam usufruir de refeições e atividades pedagógicas no periodo das interrupções letivas. A este equipamento em desenvolvimento designamos de Centro Social e Juvenil do Vale da Amoreira.

Empresa de Inserção

Criou-se em 2006 uma Empresa de Inserção, com serviços de apoio à comunidade que funcionou até 2014 até à sua extinção por decreto governemental.

Equipas de Protocolo RSI

Em 2007 constituiram-se as equipas de protocolo RSI, com 4 técnicos superiores e 6 auxiliares de ação direta, atualmente com cerca de 400 famílias em acompanhamento.

Rede Solidária da Segurança Social

Em 2007 o CRIVA integrou a rede solidária da segurança social, passando a ser a entidade no concelho a tratar diretamente dos complementos solidários para pessoas idosas.

Gabinete 65+

Em 2009 constituiu o Gabinete 65+, para atendimento e ajuda á resolução dos problemas burocráticos das pessoas com 65 ou mais anos incluindo complementos por dependências e outros.

Resposta Social de Apoio Domiciliário

Em 2009 celebraram-se acordos de cooperação com a segurança social para a resposta social de apoio domiciliário, onde estão atualmente 17 casos com assistência, a mais de 35 idosos.

Gabinete de Inserção Profissional ( )

O GIP Vale visa promover a coesão social através de emprego de qualidade profissional, e tem como objetivo apoiar os jovens e adultos desempregados em estreita colaboração com o Centro de Emprego e com os parceiros sociais, com mais de 600 pessoas inscritas.

Atividades de Enriquecimento Curricular ( )

Desde 2010 que o CRIVA tem vindo a promover Atividades de Enriquecimento Curricular em especial no Agrupamento Vertical das Escolas do Vale da Amoreira.

Cantina Social

Foi implantada em Novembro de 2012 uma Cantina Social que abrange atualmente mais de 200 refeições diárias durante 365 dias.

Espaço Grupo Jovem

O espaço do “Grupo Jovem” do Vale da Amoreira anexo à sede, desenvolveu sempre projetos específicos e alternativos, destinados ao desenvolvimento de atividades para a promoção de competencias escolares, sociais e profissionais em jovens da comunidade.
Neste espaço desenvolveram-se vários projetos para a inclusão social de jovens, como por exemplo o “É Jota Vale”, a parceria inicial com ministério da Justiça para desenvolvimento dos projetos do programa escolhas, inicialmente e na sua 1º Geração, entre outros especificos de formação à comunidade, como o “infoincluir” com financiamento do Clic Solidário.
Atualmente no espaço do Grupo Jovem, desenvolve-se uma candidatura financiada pelo Programa Escolhas designada de "VA 2835 6.ª E Geração entre 2016/2018" no Vale da Amoreira, para 80 crianças/jovens 11/24 anos (diretos) e 200 adultos (indiretos).