Envelhecer está na moda – Um projeto para todas as idades

Neste projeto existiu um preocupação acrescida em promover e trabalhar o conceito do envelhecimento ativo, valorizar o envelhecimento e a pessoa idosa como sujeito capaz e sujeito ativo contrariando estereotipos negativos sobre a pessoa idosa e o envelhecimento.Pretendemos ainda melhorar a autoestima da pessoa idosa, combater o isolamento e a exclusão social e promover as relações intergeracionais. O tema do envelhecimento é transversal, pois o envelhecimento inicia-se com o nascimento e afeta todos os seres vivos. É pois possível abordar o tema em diferentes faixas etárias, de forma construtiva e promotora de comportamentos que ajudem ao envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida. 

Tendo por base a experiência da I edição do projeto “Envelhecer está na moda” que desenvolvemos em 2018 no concelho da Moita,  foi objetivo para 2019 estender a temática a diversas faixas etárias no concelho Barreiro.

Com o intuito de promover a iniciativa a  uma outra dimensão foi convidada a 1ª Madrinha do CRIVA Karen Porfiro a estar presente e esta aceitou este desafio com um enorme orguçho de fazer parte desta iniciativa, fez entrevistas com vários jornais da região, visitou espaços emblemáticos no Barreiro como o “Espaço Memória” e dinamizou Workshop de Passarele para que as “modelos” se sentissem à altura e com toda a confiança necessária para brilhar. 

Sendo o Fórum do Barreiro um parceiro de grande importância para a instituição foi feita o desafio de embarcar nesta viagem que foi aceite de braços abertos e com todo o apoio possível da parte da Administração do Fórum do Barreiro.

Para iniciar esta iniciativa esteve presente uma exposição de pintura na Galeria de Artes do Fórum do Barreiro subordinada ao tema “Envelhecer em diferentes culturas entre o dia 18 e o dia 31 de Outubro.

O evento decorreu no dia 24 de Outubro de 2019 no Fórum do Barreiro com o apoio das autarquias e de vários parceiros que foram um apoio fundamental ao sucesso do evento; entre eles  Emoções e Prestígio – Corporate Travel Agency, Rádio Popular FM, RTP África, Opticalia de Santa Maria, Douglas, Pingo Doce Fórum Barreiro, Pajomi, Bruno Carromeu(Legumes e Frutas),Farmácia Parreira, Restaurante Paladares e Arabiata (Fórum do Barreiro), Recheio e Bernina Portugal.

Durante o dia decorreram várias iniciativas no espaço, bancas temáticas e de divulgação das várias valências da instituição, Workshops de costura criativa e ainda na parte da manhã uma sessão de sensibilização com o Dr. Pinto Coelho que também se associou a este dia e marcou com o conhecimento que nos transmitiu aos presente de “Como envelhecer sem ficar velho” sendo que é este o seu motê.

O calendário “Envelhecer está na moda” com fotos da 1ª edição foi também uma novidade e esteve à venda com objetivo de angariação de fundo para a instituição, e continua a estra disponivel na sede do CRIVA. Adquira um e apoie a nossa causa! 

A animação de palco foi umas constante neste dia e tivemos grupos como Cante Alentejano “Unidos do Lavradio”,Grupo Coral Viva do CRIVA, Grupo de Danças UTIB, Grupo de Danças UNISEM, Grupo de Danças do Escolhas”VA Dance Crew”,Grupo de Danças Africanas “Barreiro Dance Coolture”, David Branco Músico, Workshop Kizomba, Hugo Boss Músico, Jumeni, PFM Afro House e Bateria de Samba SFRUA.

Celisa Carvalho e Luiz Mendonça foram os responsáveis pelas criações e reciclagem de todas peças que desfilaram na passarele.

O grande do momento foi o desfile de moda intergeracional com a presença da Karen que abrilhantou o momento e deu energia e revigorou todas as outras modelos. 

Para o CRIVA foi um desafio memorável que encheu de orgulho todos aqueles que durante meses trabalharam para que este projeto chegasse até aqui.

Prevemos em 2020 continuar com o projeto “Envelhecer está na moda” com o apoio de todos os nossos sócios, amigos e parceiros, pois o nosso garnde objetivo é sermos os “Melhores a cuidar de pessoas” e a promover o seu bem estar fisico e psicológico de todos os que estão ao nosso alcance.

Foto do desfile ( preciso que o BRUNO ou JOAO enviem)