Centro de Dia
O que é:
O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar.
Os objectivos do Centro de Dia são: prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas, prestação de apoio psico-social e fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
Serviços:
- Alimentação;
- Higiene pessoal, conforto e imagem;
- Tratamento de roupas;
- Animação e socialização
- Aconselhamento e acompanhamento na saúde (agendamento de consultas e transporte)
- Enfermagem
Quem faz:
Contamos com uma equipa formada e experiente constituída por:
- um Técnico de Serviço Social
- um Enfermeiro Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental
- uma Animadora de Pessoas Seniores, ,
- várias cuidadoras devidamente treinadas.
Como Fazemos:
O processo de admissão deverá passar por uma entrevista ao candidato feita pelo técnico de serviço social destinada a: estudar a situação sócio-familiar do candidato, informar e esclarecer sobre o regulamento interno do Centro de Dia.
A admissão do idoso é prioritária, sempre que este se encontre em situação de risco de acelerar ou degradar o processo de envelhecimento.
Depois duma avaliação prévia feita pelo técnico de serviço social, em caso de admissão é estabelecido um contrato de prestação de serviços
É elaborado para cada utente um plano intervenção indiviual onde são estabelecidos os cuidados que cada utente necessita (segundo avaliação do enfermeiro, técnica de serviço social e animadora).
São estabelecidas orientações muito precisas sobre a vigilância, alimentação, tomada de medicamentos, cuidados de higiene e conforto e é traçado um plano de animação com atividades de grupo de estimulação motora e cognitiva.
Para casos específicos e quando necessário, podemos traçar um plano de estimulação individual com vista à sua recuperação funcional ou à prevenção do agravamento de problemas específicos.
Como pode ter acesso a este serviço:
- Pode dirigir-se à receção do CRIVA no Largo das Dálias, Bl 52/54 – Vale da Amoreira.
- Contatar pelo telefone Rita Ricardo: 212 039 198 (chamada para a rede fixa nacional) / 936992957 (chamada para rede móvel)
- Contatar por mail para: rita.ricardo@criva.pt
- Ficha de inscrição CD
- Deverá juntar os seguintes elementos:
- CC do cliente ou BI, NIF, NISS, SNS;
- Comprovativo do último IRS e respetiva nota de liquidação (no caso de não fazer IRS, deve enviar declaração da Seg. Social com o valor da pensão);
- Comprovativo de despesas, nomeadamente, renda da casa e/ou farmácia;
- Declaração do médico com a descrição dos problemas de saúde, especificando a situação de demência, se for o caso (Pode ser entregue posteriormente).
- Deverá juntar os seguintes elementos: