Centro de Dia


O que é:

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar.

Os objectivos do Centro de Dia são:  prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas, prestação de apoio psico-social e  fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

Serviços:

  • Alimentação;
  • Higiene pessoal, conforto e imagem;
  • Tratamento de roupas;
  • Animação e socialização
  • Aconselhamento e acompanhamento na saúde (agendamento de consultas e transporte)
  • Enfermagem

Quem faz:

Contamos com uma equipa formada e experiente constituída por:

  • um Técnico de Serviço Social
  • um Enfermeiro Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental
  • uma Animadora de Pessoas Seniores, ,
  • várias cuidadoras devidamente treinadas.

Como Fazemos:

O processo de admissão deverá passar por uma entrevista ao candidato feita pelo técnico de serviço social destinada a: estudar a situação sócio-familiar do candidato,  informar e esclarecer sobre o regulamento interno do Centro de Dia.

A admissão do idoso é prioritária, sempre que este se encontre em situação de risco de acelerar ou degradar o processo de envelhecimento.

Depois duma avaliação prévia feita pelo técnico de serviço social, em caso de admissão é estabelecido um contrato de prestação de serviços

É elaborado para cada utente um plano intervenção indiviual onde são estabelecidos os cuidados que cada utente necessita (segundo avaliação do enfermeiro, técnica de serviço social e animadora).

 

São estabelecidas orientações muito precisas sobre a vigilância, alimentação, tomada de medicamentos, cuidados de higiene e conforto e é traçado um plano de animação com atividades de grupo de estimulação motora e cognitiva.

Para casos específicos e quando necessário, podemos traçar um plano de estimulação individual com vista à sua recuperação funcional ou à prevenção do agravamento de problemas específicos.

Como pode ter acesso a este serviço:

  • Pode dirigir-se à receção do CRIVA no Largo das Dálias, Bl 52/54 – Vale da Amoreira.
  • Contatar pelo telefone Rita Ricardo: 212 039 198 (chamada para a rede fixa nacional) / 936992957 (chamada para rede móvel)
  • Contatar por mail para: rita.ricardo@criva.pt
  • Ficha de inscrição CD
    • Deverá juntar os seguintes elementos:
      • CC do cliente ou BI, NIF, NISS, SNS;
      • Comprovativo do último IRS e respetiva nota de liquidação (no caso de não fazer IRS, deve enviar declaração da Seg. Social com o valor da pensão);
      • Comprovativo de despesas, nomeadamente, renda da casa e/ou farmácia;
      • Declaração do médico com a descrição dos problemas de saúde, especificando a situação de demência, se for o caso (Pode ser entregue posteriormente).