COMUNIDADES EM AÇÃO


A iniciativa “Comunidades em Ação, Operações Integradas Metropolitanas” é um dos maiores investimentos realizados na Área Metropolitana de Lisboa, ao nível das comunidades desfavorecidas e será concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais.

O CRIVA é Entidade Parceira Executora, na OIL do Vale da Amoreira com implementação de um projeto de no eixo social com intervenção de promoção da coesão social, de desenvolvimento de competências pessoais e sociais de cidadania.

A intervenção decorre até 31 dezembro de 2025.

 


Descrição do Projeto:

  • Promoção da coesão social e desenvolvimento de competências pessoais e sociais de cidadania​
  • Promover uma intervenção técnica integrada junto da comunidade​
  • Capacitação das pessoas e das famílias ​
  • Desenvolvimento de competências promovendo o empoderamento da comunidade.

Objetivos:

  • Criação de uma resposta social não tipificada, inexistente no território do Vale da Amoreira e inovadora na comunidade;​
  • Valorização e capacitação da população do Vale da Amoreira;​
  • Construção de soluções para os problemas locais assente no trabalho em rede;​
  • Promover uma imagem positiva do território.​

Áreas Temáticas:

 

Espaço Desafi@-te

visa promoção de novas competências e/ou de valorização do potencial da comunidade; reforço de autoestima e promoção de competências sociais.

Espaço Anim@r o Vale

visa promover e criar espaços de convívio potenciando a vida comunitária.

Espaço Sempre a Aprender

visa a implementação de programas de desenvolvimento de autonomia e de educação para a democracia, desenvolver competências de literacia digital e combater a desinformação.

Espaço Somos Pais e Avós

Visa a criação de uma nova abordagem no trabalho com pais e avós tendo como pilar uma comunicação positiva com as famílias do Vale da Amoreira, apoiando-as na procura de soluções para os problemas identificados e ajudando-as a identificar e respeitar os valores da família.

Espaço + Vale

este espaço tem como objetivo a promoção de uma nova imagem do Vale da Amoreira, pela apresentação e divulgação do trabalho realizado pela comunidade.