Protocolo Rendimento Social de Inserção (RSI)
A Equipa de Protocolo de RSI desenvolve ações no âmbito do Acompanhamento Social promovendo o atendimento e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade a beneficiar da prestação de RSI.
Esta equipa informa sobre os direitos sociais, orienta e dá respostas céleres, articuladas e qualificadas às problemáticas sociais específicas perante as vulnerabilidades e potencialidades identificadas, é negociado e contratualizado com os indivíduos e famílias um Contrato de Inserção, procurando promover respostas, mobilizar recursos adequados mediante a intervenção em rede.
Quem faz:
No âmbito da medida de RSI e através da celebração de Protocolo de Cooperação com a Câmara Municipal da Moita , que assumiu a transferência de competências no domínio da Ação Social a 03.04.2023, o CRIVA constituiu uma equipa composta por 4 Técnicos Gestores de Processo Familiar e 7 Ajudantes de Ação Direta que acompanham indivíduos e famílias residentes no Vale da Amoreira.
A Equipa Técnica é constituída por profissionais habilitados a desenvolver uma intervenção direta junto dos indivíduos e famílias, capacitando-os de competências pessoais, sociais, designadamente na gestão doméstica, das atividades da vida quotidiana, ou seja, no treino e desenvolvimento dos domínios que diagnosticam como vulnerabilidades e que exijam uma intervenção de maior proximidade.
Como fazemos:
Através da celebração deste protocolo, a equipa de protocolo RSI desenvolve as seguintes ações no âmbito do acompanhamento de famílias vulneráveis:
- elaboração de informações sociais;
- visitas domiciliárias;
- diagnósticos sociais;
- negociação e elaboração de contratos de inserção;
- acompanhamento das ações que integram o programa de inserção.
Como pode ter este serviço:
Apresentação de Requerimento (Mod. RSI 1/2023 – DGSS) nos Serviços de Atendimento da Segurança Social.
Posteriormente à fase de instrução o processo de RSI do individuo ou família será transferido para a Equipa de Protocolo de RSI para o devido Acompanhamento Social.
Contatos:
Equipa protocolo RSI
Tel: 210 126 254 | Tlm: 936 992 954
E-mail: rsi@criva.pt
União das Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Delegação Vale da Amoreira
Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª Feira – 9h15m às 12h15m e das 14h15m às 16h30
Encerramento: 5ª Feira
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
A Equipa SAAS atende e acompanha pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e desproteção social. A partir do SAAS a situação será analisada, podendo existir vários tipos de apoio, uns de caráter eventual e outros complementares.
Este serviço destina-se a todas as pessoas residentes na União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, que desconhecem os mecanismos, estruturas e recursos existentes ao nível de proteção social, sobretudo em situações que decorrem da perda de rendimentos, sobre-endividamento, desestruturação familiar, exclusão e pobreza.
Quem faz:
A Câmara Municipal da Moita assumiu a transferência de competências no domínio da Ação Social a 03.04.2023, e celebrou um Acordo de Cooperação com o CRIVA que constituiu uma equipa composta por 3 Técnicos Gestores de Processo Familiar e 3 Ajudantes de Ação Direta.
Contatos:
Equipa SAAS
- Tel: 210 126 254 (chamada para a rede fixa nacional)
- Tlm: 936 992 954 (chamada para a rede móvel nacional)
- E-mail: geral@saas.criva.pt
União das Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Delegação Vale da Amoreira
- Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª Feira – 9h15m às 12h15m e das 14h15m às 16h30
Encerramento: 5ª Feira