A “Voz Amiga”

A “Voz Amiga” revelou-se uma componente importante do Projeto “Contra a COVID-19 Por Todos Nós”!

No âmbito do Projeto “Contra a COVID-19 Por Todos Nós”, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian em cooperação com o Instituto de Segurança Social, no âmbito do fundo de emergência Gulbenkian Cuida, que se encontra a ser desenvolvido pelo CRIVA em parceria com a União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Banco alimentar de Setúbal e Saúde Pública do ACES Arco Ribeirinho, foi criada uma linha telefónica com o objetivo da sensibilização de comportamentos de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e Serviço Nacional de Saúde, mas ainda para ser uma voz amiga portadora de esperança.

Esta linha de apoio telefónico foi divulgada nos meios de comunicação do CRIVA, redes sociais e através de flyers entregues em diversos locais de referência na comunidade, como a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Centros de Saúde e biblioteca.

Na 1º fase do projeto de maio a novembro 2020 foram efetuados/recebidos cerca de 1134 contatos. Trataram-se essencialmente de contactos com pessoas idosos e/ou dependentes em situação de isolamento, mas também recebemos muitos contactos de famílias em situação crítica por estarem isolados em confinamento e/ou por estarem numa situação de fragilidade económica e social. Estes contatos foram muito importantes no reforço às medidas de contingência, no encaminhamento e apoio a situações de carência designadamente alimentar, mas também a nível emocional. Esta voz amiga foi fundamental para se sentir o isolamento na sua própria habitação, com menos intensidade.

Em fevereiro deste ano, iniciou-se a 2ª fase do projeto “Contra a COVID-19 Por Todos Nós”. Estes contactos mantiveram-se e até ao mês de abril já foram efetuados 438
Sentimos que estamos a cumprir a nossa missão, a apoiar a comunidade e a diminuir o isolamento das pessoas idosas e mais vulneráveis. Continuaremos com esta estratégia de intervenção.